Do ritual ao gesto - Warburg o pensador artesão
From ritual to gesture - Warburg the artisan thinker
Do ritual ao gesto - Warburg o pensador artesão | From ritual to gesture - Warburg the artisan thinker
Pesquisa de Mestrado | Masters Research
Pesquisador Responsável | Responsible Researcher: Cilmara Daher
Orientador | Advisor: Prof. Dr. Cássio Fernandes.
Resumo | Abstract
Essa dissertação pretendeu aprofundar os estudos no historiador da arte Aby Warburg (1866-1929). Estudamos a importância da viajem aos Pueblo, no Novo México, com o intento em compreender como Warburg foi impactado pela experiência das danças e manifestações artísticas dos cultos pagãos. Foi importante mapear tanto os textos de intelectuais que naquele momento contribuíram na consolidação de seu método, como também de comentadores que abordaram criticamente seu trabalho. A pesquisa partiu da análise de dois textos da conferência em Kreuzlingen sobre “o ritual da serpente” proferida por Warburg em 1923 e do texto das anotações e preparo para a mesma. O propósito, a partir das análises desses textos foi de ter estabelecido associações com esses intelectuais convergentes e divergentes a seu pensamento, assim como os seus conceitos, e por fim, de seu método. Lançamos a premissa de que seu método, seu olhar para a história da arte já estava formado antes dessa viagem, que a partir dela se solidificou, formando um corpo maior, porém não de forma sistêmica. Ele seguiu na abordagem antropológica, porém o que prevaleceu foi a perspectiva da histórica cultural, e, como historiador da arte, Warburg quis ampliar suas investigações utilizando a psicologia, a mitologia e a simbologia a fim de dar conta de responder aos anseios que fomentaram, em princípio, sua viagem ao Novo México, ou seja, contrapor à visão formalista da arte que vigorava na Europa. Com isso, a pergunta primordial foi: Em que termos essa experiência da viagem influenciou suas obras, monografias, Biblioteca e o Atlas Mnemosyne?
This dissertation aimed to delve deeper into the studies of the art historian Aby Warburg (1866–1929). We explored the importance of his journey to the Pueblo in New Mexico, seeking to understand how Warburg was impacted by the experience of the dances and artistic manifestations of pagan rituals. It was crucial to map both the texts of intellectuals who, at that time, contributed to the consolidation of his method, as well as commentators who critically addressed his work. The research focused on analyzing two texts: the lecture in Kreuzlingen on "The Snake Ritual," delivered by Warburg in 1923, and the notes and preparatory texts for the lecture. The objective of these analyses was to establish connections with intellectuals whose ideas aligned with or diverged from his thinking, as well as to examine his concepts and, ultimately, his method. We posited that Warburg's method and his perspective on art history were already formed before this journey, but that the trip helped solidify his approach, creating a broader, though not systemic, framework. He pursued an anthropological approach, but the perspective of cultural history ultimately prevailed. As an art historian, Warburg sought to expand his investigations by incorporating psychology, mythology, and symbolism to address the questions that initially motivated his journey to New Mexico—namely, to challenge the formalist view of art prevailing in Europe. Thus, the central question became: In what ways did the experience of this journey influence his works, monographs, Library, and the Mnemosyne Atlas?
Palavras-chave | Keywords
História da Arte | Art History;
Aby Warburg | Aby Warburg;
Viagem ao Novo México | Journey to New Mexico;
Ritual da serpente | Snake Ritual;
Conferência de 1923 | 1923 Lecture.
Veja também | See also