Retratos de dama e fidalgo florentinos: Alessandro Allori em acervos no Brasil

Portraits of Florentine ladies and noblemen: Alessandro Allori in collections in Brazil

Retratos de dama e fidalgo florentinos: Alessandro Allori em acervos no Brasil | Portraits of Florentine ladies and noblemen: Alessandro Allori in collections in Brazil

Pesquisa de Doutorado | Doctoral Research

Pesquisador Responsável | Responsible Researcher: Janaína Simões

Orientador | Advisor: Prof. Dr. Cássio Fernandes. 

Resumo | Abstract


Alessandro Allori é um dos pintores mais ativos em Florença, Itália, no período do Ducado e Grande Ducado da Toscana. No Brasil, há pelo menos duas pinturas do gênero retrato atribuídas a ele e seu ateliê: "O Retrato de um Fidalgo Florentino (Piero de Medici?)" que integra o acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e “Retrato de Dama Florentina”, da Fundação Cultural Ema Gordon Klabin, ambos de São Paulo. O presente projeto de pesquisa pretende fazer uma análise comparativa dos quadros, a partir de estudos bibliográficos, iconográficos, documentais e de exame dos materiais usados pelo artista na elaboração das pinturas. O objetivo principal é procurar elementos comuns que possam indicar que as pinturas podem ser do mesmo artista, como se coloca na atribuição de ambas atualmente, ou mesmo se descartar essa premissa. Também pretende-se discutir a evolução do gênero do retrato em Florença entre o final da Idade Média e o século XVI, analisando-se dois pressupostos: o de que a pintura flamenga trouxe novos aportes aos artistas atuantes em Florença e de que os retratos elaborados por Leonardo da Vinci e Rafael Sanzio seriam pontos de inflexão na produção dos mesmos. Como os retratados em ambas as pinturas representam personagens cortesãos, tratados de corte também serão abordados. Por fim, o Laboratório de Arqueometria e Ciências Aplicadas ao Patrimônio Cultural do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) deve fazer o exame dos materiais que compõem o retrato da dama florentina. Devem ser aplicadas as mesmas técnicas analíticas não destrutivas usadas para o estudo da pintura do Masp, para que se possa fazer comparação entre os resultados.


Alessandro Allori is one of the most active painters in Florence, Italy, during the period of the Duchy and Grand Duchy of Tuscany. In Brazil, there are at least two portrait paintings attributed to him and his workshop: "Portrait of a Florentine Nobleman (Piero de Medici?)" in the collection of the São Paulo Museum of Art (MASP) and "Portrait of a Florentine Lady" from the Ema Gordon Klabin Cultural Foundation, both in São Paulo. This research project aims to conduct a comparative analysis of these paintings through bibliographic, iconographic, and documentary studies, as well as an examination of the materials used by the artist in creating the works. The primary objective is to seek common elements that may indicate that both paintings could be by the same artist, as the current attributions suggest, or even to challenge this premise. The project also intends to discuss the evolution of portraiture in Florence from the late Middle Ages to the 16th century, examining two assumptions: that Flemish painting brought new insights to artists working in Florence, and that the portraits created by Leonardo da Vinci and Raphael Sanzio were turning points in the genre's development. Given that the sitters in both paintings represent court figures, courtly treatises will also be addressed. Finally, the Laboratory of Archaeometry and Applied Sciences to Cultural Heritage at the Institute of Physics, University of São Paulo (USP), is expected to examine the materials of the Florentine lady's portrait. The same non-destructive analytical techniques used for studying the MASP painting will be applied to enable a comparison of the results.


Palavras-chave | Keywords

Retrato de corte | Court Portrait

Masp | Masp

Fundação Klabin | Klabin Foundation

Alessandro Allori | Alessandro Allori;

Renascimento | Renaissance.


Veja também | See also