Rue Cases-Nègres e A Deusa Negra: imagens coloniais vs. imagens de negritude
Sugar-Cane Aley and The Black Godess: Colonial Pictures vs. Blackness Pictures
Rue Cases-Nègres e A Deusa Negra: imagens coloniais vs. imagens de negritude
Sugar-Cane Aley and The Black Godess: Colonial Pictures vs. Blackness Pictures
Programa de Pós-Graduação em História da Arte (PPGHA) da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP).
Pesquisador Responsável | Responsible Researcher: Sergio Cesar Junior
Resumo | Abstract
Análise descritivo-interpretativa das imagens audiovisuais de duas produções fílmicas realizadas na Martinica, Brasil e Nigéria. As obras audiovisuais são: o filme martinicano Rue Cases-Nègres (1984) dirigido por Euzhan Palcy; o filme nigeriano-brasileiro A Deusa Negra (1978) dirigido por Olá Balogun. O objetivo dessa investigação imagética é apresentar os elementos socioculturais que indicam a presença colonial e os que foram significados e resssignificados a partir da reflexão do afro-descendentes e sua consciência de negritude. Paralelamente junto a esse estudo de imagens audiovisuais, analisaremos quatro imagens de apoio, pictóricas: L'abolition de l'esclavage dans les colonies françaises en 1848 (1849) de François-Auguste Biard, Habitação de Negros (1822-1825) de Johann Moritz Rugendas, La Jungla (1943) Wilfredo Lam e O Cavalo e O Santo Yemanjá (1975) de Abdias Nascimento.
Descriptive-interpretative analysis of the audiovisual imagery in two film productions made in Martinique, Brazil, and Nigeria. The audiovisual works are: the Martinican film Rue Cases-Nègres (1984), directed by Euzhan Palcy; and the Nigerian-Brazilian film A Deusa Negra (1978), directed by Olá Balogun. The aim of this visual investigation is to present the sociocultural elements that indicate colonial presence, as well as those that have been signified and re-signified through the reflections of Afro-descendants and their awareness of Black identity. Alongside this analysis of audiovisual imagery, four supporting pictorial images will also be examined: L'abolition de l'esclavage dans les colonies françaises en 1848 (1849) by François-Auguste Biard, Habitação de Negros (1822–1825) by Johann Moritz Rugendas, La Jungla (1943) by Wifredo Lam, and O Cavalo e o Santo Yemanjá (1975) by Abdias Nascimento.
Palavras-chave | Keywords
Rue Cases-Nègres | Rue Cases-Nègres;
Audiovisual | Audiovisual.
Veja também | See also