Um pintor flamengo em Portugal: O retrato de Dona Catarina e o circuito de louvores na corte de Dom João III (1521-1557)
A Flemish painter in Portugal: Dona Catarina's portrait and the circuit of praises in the court of Dom João III (1521-1557)
Um pintor flamengo em Portugal: O retrato de Dona Catarina e o circuito de louvores na corte de Dom João III (1521-1557) | A Flemish painter in Portugal: Dona Catarina's portrait and the circuit of praises in the court of Dom João III (1521-1557)
Pesquisa de Mestrado | Masters Research
Pesquisador Responsável | Responsible Researcher: Janaina Santana
Orientador | Advisor: Prof. Dr. Cássio Fernandes.
Resumo | Abstract
Esta pesquisa propõe estudar práticas retratísticas de corte em Portugal no Renascimento, tomando como fonte principal o retrato de Dona Catarina de Áustria executado pelo pintor flamengo Anthonis Mor, em 1552, durante a sua estadia no reino. Parte-se do princípio de que a circulação de artistas estrangeiros habituados a diferentes clientelas tornou a corte joanina um espaço privilegiado de confluência de correntes plásticas e estéticas na Península Ibérica. A metodologia de trabalho postula que os retratos emulavam códigos discursivos pela aplicação, na composição, de procedimentos retóricos e poéticos, o que enseja a hipótese de que, longe de se isolar em um campo artístico definido, a arte do retrato funcionava no interior de um universo cultural mais amplo, ligado a correntes humanistas. Além disso, a função política desempenhada pelos retratos, ao sinalizar hierarquias na corte e perpetuar a memória de seus integrantes, vem compor um vasto território de práticas integradas nesses materiais pela noção de autoridade, território que, com este projeto, pretendemos percorrer. Pretende-se, desse modo, realizar o levantamento e interpretação dos elementos culturais que engendram um discurso de afirmação e legitimação da rainha por meio deste retrato, os quais, em conjunto com as correntes humanistas fornecem especificidades do contexto histórico da produção e consumo de retratos.
This research proposes to study court portraiture practices in Renaissance Portugal, taking as its primary source the portrait of queen Catarina de Áustria painted by the Flemish artist Anthonis Mor in 1552, during his time in the kingdom. It starts from the premise that the circulation of foreign artists accustomed to different patrons made the Joanine court a privileged nexus for the confluence of visual and aesthetic currents in the Iberian Peninsula. The working methodology postulates that portraits emulated discursive codes by applying rhetorical and poetic techniques in their composition, which raises the hypothesis that, far from isolating itself in a defined artistic field, the art of portraiture functioned within a broader cultural sphere, tied to humanist movements. Moreover, the political role played by portraits, in signaling hierarchies at court and perpetuating the memory of its members, helps comprise a vast domain of practices integrated in these materials through the notion of authority, a territory, that with this project, we intend to survey. The aim, therefore, is to compile and interpret the cultural elements that engender a discourse of affirmation and legitimation of the queen through this portrait which, together with the humanist currents, provide historical context specificities of the production and consumption of portraits.
Palavras-chave | Keywords
Renascimento | Renaissance;
Retrato | Portrait;
Portugal | Portugal;
Dona Catarina | Dona Catarina;
Veja também | See also