Aby Warburg e a rememoração do Antigo
Aby Warburg and the remembrance of the Antique
Aby Warburg e a rememoração do Antigo
Aby Warburg and the remembrance of the Antique
Pesquisa de Mestrado | Masters Research
Pesquisador Responsável | Responsible Researcher: Raphael D'Antona
Orientador | Advisor: Prof. Dr. Cássio Fernandes.
Resumo | Abstract
Este projeto de pesquisa tem por escopo investigar o que o historiador da arte alemão Aby Warburg (1866-1929) chamou de a rememoração do Antigo através da palavra e da imagem do Primeiro ao Alto Renascimento (c. 1475-1525). O registro específico se dá no sentido de circunscrever a pesquisa naquilo que Warburg parece se enunciar como discípulo e continuador da compreensão que Jacob Burckhardt (1818-1897) e Friedrich Nietzsche (1844-1900) tiveram da Antiguidade. Isso tem por consequência a herança da crítica empreendida por esses dois autores à filologia e à ciência da Antiguidade de seu tempo, tendo ambos enxergado suas obras como um tipo de redescobrimento de um Antigo perdido e soterrado pelas categorias e imposições cientificizantes das academias da segunda metade do século XIX. Para tanto, esse estudo tem como base a indagação dos seguintes textos de Warburg: Der Eintritt des antikisierenden Idealstils in die Malerei der Frührenaissance (1914), Burckhardt und Nieztsche (1927), Kulturwissenschaftliche Methode. Schlussübung (1928), Festwesen (1929), e Die römische Antike in der Werkstatt Ghirlandaios (1929).
This research project aims to investigate what the German art historian Aby Warburg (1866–1929) referred to as the remembrance of Antiquity through word and image from the Early to the High Renaissance (c. 1475–1525). The focus is specifically on situating the research within Warburg’s self-positioning as a disciple and continuator of the understanding of Antiquity developed by Jacob Burckhardt (1818–1897) and Friedrich Nietzsche (1844–1900). This entails engaging with the critical legacy both authors left regarding philology and the classical scholarship of their time, as they saw their own work as a kind of rediscovery of an Ancient world that had been lost and buried beneath the scientistic categories and impositions of the academic institutions of the second half of the nineteenth century. To that end, this study is based on an inquiry into the following texts by Warburg: Der Eintritt des antikisierenden Idealstils in die Malerei der Frührenaissance (1914), Burckhardt und Nietzsche (1927), Kulturwissenschaftliche Methode. Schlussübung (1928), Festwesen (1929), and Die römische Antike in der Werkstatt Ghirlandaios (1929).
Palavras-chave | Keywords
História da Arte | Art History;
Historiografia da Arte | Art Historiography;
Renascimento Italiano | Italian Renaissance;
Veja também | See also