O culto a Leonardo e o Romantismo: analisando as construções historiográficas sobre Da Vinci no final do século XIX
The cult of Leonardo and Romanticism: Analyzing historiographical constructions of Da Vinci in the late 19th century
O culto a Leonardo e o Romantismo: analisando as construções historiográficas sobre Da Vinci no final do século XIX
The cult of Leonardo and Romanticism: Analyzing historiographical constructions of Da Vinci in the late 19th century
Pesquisa de Doutorado
Pesquisador Responsável | Responsible Researcher: Sara Tatiane de Jesus
Resumo | Abstract
O conceito de culto à personalidade remete-se a uma forma sofisticada de propaganda que eleva a figura de determinados indivíduos a uma estatura quase divina. Os discursos associados a esse tipo de propaganda visam exaltar, de maneira hiperbólica, os méritos e as qualidades dos líderes em questão, ocultando deliberadamente quaisquer críticas ou imperfeições que possam ser inerentes à sua personalidade e trajetória. O culto à personalidade é alicerçado na concepção equivocada de que a história não é moldada pela sociedade como um todo, mas sim exclusivamente pelas ações de grandes figuras, as quais seriam capazes de manifestar a vontade geral. Sendo assim, através desse projeto, almejamos atestar o culto a personalidade de Leonardo Da Vinci, e de que forma isso moldou o fazer historiográfico. Tendo em vista que, por mais que os novos biógrafos, historiadores e pesquisadores, desde os tempos de Vasari, se esforcem ao máximo para examinar o universo de Leonardo com o maior rigor e precisão possível, ainda é perceptível resquícios de uma visão embebida no método vasariano. Isso se manifesta quando um determinado artista é submetido a uma comparação qualitativa em relação a Leonardo. A aura construída em torno de Leonardo nos afasta não apenas do próprio Leonardo como um indivíduo humano, histórico e mortal, mas também dos outros artistas que cruzaram o seu caminho e não tiveram a “sorte” de serem nomeados na primeira grande biografia sobre artistas, passando, consequentemente, pela história sem o “holofote” da historiografia tradicional.
The concept of a cult of personality refers to a sophisticated form of propaganda that elevates certain individuals to an almost divine stature. The discourses associated with this type of propaganda aim to hyperbolically exalt the merits and qualities of the leaders in question, deliberately concealing any criticisms or imperfections that may be inherent to their personality and trajectory. The cult of personality is grounded in the mistaken belief that history is not shaped by society as a whole, but rather solely by the actions of great figures who are seen as capable of expressing the general will. With this project, we aim to examine the cult of personality surrounding Leonardo da Vinci and the ways in which it has shaped historiographic practice. Despite the efforts of modern biographers, historians, and researchers—since the time of Vasari—to rigorously and accurately investigate Leonardo’s world, remnants of a vision rooted in Vasari’s method are still perceptible. This becomes evident when other artists are qualitatively compared to Leonardo. The aura constructed around Leonardo distances us not only from Leonardo himself—as a human, historical, and mortal figure—but also from the many other artists who crossed his path and were not “fortunate” enough to be named in the first major biography of artists. Consequently, these figures have passed through history without the spotlight of traditional historiography.
Palavras-chave | Keywords
Leonardo Da Vinci | Leonardo Da Vinci;
Romantismo | Romanticism.
Veja também | See also