O espelho do mito: a retratística mitológica florentina e os mistérios pagãos no século XVI
The mirror of myth: Florentine mythological portraiture and the pagan mysteries in the 16th century
O espelho do mito: a retratística mitológica florentina e os mistérios pagãos no século XVI
The mirror of myth: Florentine mythological portraiture and the pagan mysteries in the 16th century
Pesquisa de Pós-Doutorado | Postdoctoral Research
Pesquisador Responsável | Responsible Researcher: Thainan Noronha
Resumo | Abstract
A pesquisa consiste em um estudo do gênero pictórico do retrato mitológico desenvolvido em Florença durante o governo de Cosimo I de’ Medici (1537-1574), à luz das tradições imagética, mitológica, literária e filosófica europeias em difusão no período, baseadas na “vida póstuma” da herança da Antiguidade. No Renascimento, a arte do retrato ocupa um lugar privilegiado na cultura europeia, servindo como expressão e motor de processos sociais, artísticos e intelectuais importantes ocorridos no início da Idade Moderna. Surgida a partir da tradição do retrato cívico florentino, a retratística mitológica do Cinquecento em Florença foi resultante de diversas transformações decorrentes de um conjunto de fatores que incluem a circulação, por meio da imprensa, de textos de caráter especulativo, mitológico e simbólico, bem como as novas condições de patronato e o estabelecimento de sistemas de governo autocráticos, os quais viam neste gênero pictórico um meio de propaganda dinástica, de veiculação de sua cultura e de fruição estética. Neste sentido, a pesquisa investiga a retratística mitológica florentina visando uma compreensão mais profunda do gênero, da cultura florentina e das interlocuções entre os diversos campos epistemológicos da época, com ênfase nas relações entre arte, filosofia e literatura, tendo como plano de fundo a corte florentina mediciana. Assim, o presente estudo objetiva fornecer uma nova perspectiva acerca desta linguagem pictórica no século XVI, bem como um entendimento mais amplo das dinâmicas culturais europeias que impactaram de modo decisivo o período estudado.
The research consists of a study of the pictorial genre of mythological portraiture developed in Florence during the rule of Cosimo I de’ Medici (1537–1574), in light of the European imagetic, mythological, literary, and philosophical traditions circulating at the time, based on the “afterlife” of the legacy of Antiquity. In the Renaissance, the art of portraiture held a privileged place in European culture, serving both as an expression and as a driving force of significant social, artistic, and intellectual processes in the early modern period. Emerging from the tradition of Florentine civic portraiture, mythological portraiture in sixteenth-century Florence resulted from a series of transformations driven by various factors, including the circulation—through print—of speculative, mythological, and symbolic texts, as well as new conditions of patronage and the establishment of autocratic systems of government, which viewed this pictorial genre as a vehicle for dynastic propaganda, cultural dissemination, and aesthetic enjoyment. In this sense, the research investigates Florentine mythological portraiture in order to gain a deeper understanding of the genre, Florentine culture, and the dialogues among the various epistemological fields of the time, with an emphasis on the relationships between art, philosophy, and literature, set against the backdrop of the Medicean court. The study thus aims to offer a new perspective on this pictorial language in the sixteenth century, as well as a broader understanding of the European cultural dynamics that decisively shaped the period under investigation.
Palavras-chave | Keywords
Mito | Myth;
Retrato | Portrait;
Florença | Florence.
Veja também | See also