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Representações do patrimônio cultural ameríndio na Maquete de Gepp & Maia: Pavilhão da Criatividade Popular, Memorial da América Latina.
Representations of Amerindian cultural heritage in the Model of Gepp & Maia: Popular Creativity Pavilion, Memorial da América Latina.
Priscila Risi Pereira Barreto.
Resumo | Abstract
A Maquete da América Latina, fixada no chão do Pavilhão da Criatividade Popular, na Fundação Memorial da América Latina (FMAL), foi elaborada em 1989 pelos artistas ilustradores Haroldo George Gepp e José Roberto Maia (Gepp & Maia). Composta por diversas miniaturas que aludem aos países latino-americanos, a maquete representa cidades, edifícios e monumentos, além de particularidades da fauna e da flora e manifestações culturais regionais. Muito rica em detalhes e com um viés chargista, é coberta por vidros que nos permitem andar por cima dela e, ao a observarmos atentamente, é possível identificarmos dezenas de expressões relativas às comunidades indígenas. Este aspecto nos levou à pesquisa sobre como a maquete intenta representar a diversidade cultural ameríndia e quais expressões e referenciais imagéticos fundamentam essa interpretação. Revista Restauro. v.3, p.1 - 14, 2018.
The Model of Latin America, fixed on the floor of the Pavilhão da Criatividade Popular, at the Memorial da América Latina Foundation (FMAL), was created in 1989 by illustrators Haroldo George Gepp and José Roberto Maia (Gepp & Maia). Composed of several miniatures that allude to Latin American countries, the model represents cities, buildings and monuments, as well as particularities of fauna and flora and regional cultural manifestations. Very rich in details and with a cartoonist bias, it is covered by glass that allows us to walk over it and, when we observe it carefully, it is possible to identify dozens of expressions related to indigenous communities. This aspect led us to research on how the model intends to represent the Amerindian cultural diversity and which expressions and imagery references support this interpretation. Revista Restauro. v.3, p.1 - 14, 2018.
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Imagem, Arte e Pathosforneln em Aby Warburg
Image, Art and Pathosforneln in Aby Warburg
Priscila Risi Pereira Barreto.
Resumo | Abstract
Este artigo versa sobre as ideias de imagem, arte e Pathosformeln nos estudos de Aby Warburg, na observância de que esses conceitos se misturam em grande parte de sua obra, cuja amplitude se estende em sua produção escrita, sua biblioteca e seu Atlas de imagens. Consideramos essa mistura fundamental em sua abordagem de pesquisa histórico-artística interdisciplinar, investigando diferentes suportes visuais como testemunhos do homem no tempo. Warburg defendeu a ampliação temática, espacial e metodológica da “nossa ciência da arte” e retomou a tradição de Jacob Burckhardt de comunhão entre História da Arte e História da Cultura. No rastro de detalhes que desvelavam coexistências, contradições e “significados invertidos” das tradições recorrentes e reativas em um mesmo espaço-tempo, rompeu as barreiras entre Ocidente e Oriente e reinterpretou as noções de clássico, antigo e do próprio Renascimento. Em uma chave interdisciplinar de pesquisa que considera a arte em seu contexto, foi além com sua proposta de uma ciência cultural e a “tarefa de considerar a obra de arte não apenas como espelho da vida histórica, mas também como instrumento de orientação no cosmos celeste”. (WARBURG, Aby. O legado do antigo. Escritos inéditos. Campinas, SP: Ed. UNICAMP, 2018a. v. 1, p. 32.). Revista Hydra: Revista Discente de História da UNIFESP, v. 3, n. 6, p. 83-113, 2019.
This article deals with the ideas of image, art and Pathosformeln in the studies of Aby Warburg, observing that these concepts are mixed in a large part of his work, whose breadth extends to his written production, his library and his Atlas of Images. We consider this mixture fundamental in his approach to interdisciplinary historical-artistic research, investigating different visual supports as testimonies of man in time. Warburg defended the thematic, spatial and methodological expansion of “our science of art” and resumed Jacob Burckhardt's tradition of communion between the History of Art and the History of Culture. In the wake of details that unveiled coexistences, contradictions and “inverted meanings” of recurrent and reactive traditions in the same space-time, he broke the barriers between West and East and reinterpreted notions of classic, ancient and the Renaissance itself. In an interdisciplinary research key that considers art in its context, it went further with its proposal for a cultural science and the “task of considering the work of art not only as a mirror of historical life, but also as an instrument of orientation in the celestial cosmos ”. (WARBURG, Aby. The legacy of the old. Unpublished writings. Campinas, SP: Ed. UNICAMP, 2018a. v. 1, p. 32.). Hydra Magazine: Student Journal of History at UNIFESP, v. 3, n. 6, p. 83-113, 2019.
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Aby Warburg: Artes, Imagens e Pathosformeln do Homem no mundo
Aby Warburg: Arts, Images and Pathosformeln of Man in the World
Priscila Risi Pereira Barreto.
Resumo | Abstract
Retomando a tradição de J. Burckhardt contra uma proposta de autonomia da História da Arte em relação à História da Cultura, Warburg propôs uma ciência de orientação em forma de imagens que lhe autorizou falar de uma nova história da arte científico-cultural. Com a tarefa de considerar a obra de arte como espelho da vida histórica, mas também como instrumento de orientação no cosmos celeste, compreendia a ligação entre o homem e a arte em sua coexistência de finalidades religioso-culturais e artístico-práticas. Investigando as vidas póstumas do Antigo na Modernidade, defendeu uma ampliação temática, espacial e metodológica e permitiu um questionamento sobre as tendências seletivas que caracterizavam a figuração recordada dessa herança antiga em diferentes épocas. Propondo mostrar a função da memória coletiva europeia enquanto poder formador de estilo, assumiu a cultura da Antiguidade pagã como constante vendo a astrologia hermética como uma herança comum da Europa. Ao incluir cosmologia e magia em sua problemática, e expandir seu campo de pesquisa para Alemanha (Norte) e para o Oriente, Warburg privilegiou uma análise iconológica que investigava obras de arte autônomas e aplicadas como documentos expressivos igualmente relevantes. Actas X Encuentro Interdisciplinario de Ciencias Sociales y Humanas. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba. Facultad de Filosofía y Humanidades, tomo 3, p.60-73. 2020.
Taking up J. Burckhardt's tradition against a proposal for autonomy in the History of Art in relation to the History of Culture, Warburg proposed a oriented science in form of images that authorized him to talk about a new history of scientific-cultural art. With the task of considering the work of art as a mirror of historical life, but also as instrument of guidance in the celestial cosmos, understood the link between man and art in its coexistence of religious-cultural and artistic-practical purposes. investigating the posthumous lives of the Ancient in Modernity, defended a thematic expansion, spatial and methodological and allowed a questioning of selective trends that characterized the remembered figuration of this ancient heritage at different times. Proposing to show the function of European collective memory as a formative power of style, he assumed the culture of pagan antiquity as a constant seeing astrology hermetic as a common heritage of Europe. By including cosmology and magic in your problematic, and expand his research field to Germany (North) and the East, Warburg favored an iconological analysis that investigated autonomous and applied as equally relevant expressive documents. Proceedings X Interdisciplinary Encuentro de Ciencias Sociales y Humans. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba. Faculty of Philosophy and Humanities, tome 3, p.60-73. 2020.
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Aby Warburg: intercâmbios culturais entre o Norte e o Sul
Aby Warburg: cultural exchanges between North and South
Cássio da Silva Fernandes.
Resumo | Abstract
Um dos temas centrais na obra do historiador da arte, Aby Warburg (1866-1929), foi por ele denominado “o fenômeno das trocas entre as culturas do Sul e do Norte”. Buscamos compreender o significado desse problema histórico em textos em que interpreta as imagens como fruto tanto do intercâmbio entre as culturas florentina e flamenga na segunda metade do século XV, quanto do influxo da Antiguidade italiana no mundo germânico no início do século XVI. Palavras-chave: Aby Warburg. Renascimento. Arte flamenga. Revista Visualidades | ISSN: 2317-6784. Visualidades, 2019, v.1: e-57277.
One of the central themes in the work of art historian Aby Warburg (1866-1929) was “the phenomenon of exchanges between the cultures of the South and the North.” We seek to understand the significance of this historical problem in texts in which he interprets the images as a result of both the exchange between Florentine and Flemish cultures in the second half of the fifteenth century, and the influx of Italian antiquity into the Germanic world in the early sixteenth century. Keywords: Aby Warburg. Renaissance. Flemish Art. Revista Visualidades | ISSN: 2317-6784. Visualidades, 2019, v.1: e-57277.
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De Arsenal a Laboratório (1927), de Aby Warburg: Apresentação e tradução
From Arsenal to Laboratory (1927), by Aby Warburg: Presentation and translation
Cássio da Silva Fernandes.
Resumo | Abstract
No dia 29 de dezembro de 1927, Aby Warburg profere uma conferência de caráter autobiográfico no salão da Kulturwissenschaftiche Bibliothek Warburg (Biblioteca Warburg para a Ciência da Cultura), então sediada em Hamburgo. O evento se deu como parte da reunião para constituição do projeto do conselho diretor da Biblioteca de Warburg. O texto da palestra, que teve o título Vom Arsenal zum Laboratorium(De Arsenal a Laboratório), permaneceu inédito até o ano de 2004, quando aparece em idioma italiano como parte da edição das obras de Warburg, reunidas pelo trabalho de organização e tradução realizado por Maurizio Ghelardi, da Scuola Normale Superiore di Pisa. Fernandes, C. (2019). De Arsenal a Laboratório (1927), de Aby Warburg: Apresentação e tradução. Figura: Studies on the Classical Tradition, 4, 163–196.
in the hall of the Kulturwissenschaftiche Bibliothek Warburg (Warburg Library for the Science of Culture), then based in Hamburg. The event took place as part of the project constitution meeting of the Warburg Library's Board of Directors. The text of the lecture, entitled Vom Arsenal zum Laboratorium (From Arsenal to Laboratory), remained unpublished until 2004, when it appears in Italian as part of the edition of Warburg's works, brought together by the organization and translation work carried out. by Maurizio Ghelardi of the Scuola Normale Superiore di Pisa. Fernandes, C. (2019). From Arsenal to Laboratory (1927), by Aby Warburg: Presentation and translation. Figure: Studies on the Classical Tradition, 4, 163–196.
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Aby Warburg: a astrologia como instrumento de orientação do homem no cosmos |
Aby Warburg: astrology as an instrument to guide man in the cosmos
Cássio da Silva Fernandes.
Resumo | Abstract
Discussão sobre o conjunto de textos do historiador da arte Aby Warburg (1866-1929) sobre o tema da astrologia do Renascimento, num arco temporal que vai de 1908 a 1929, considerando sua problemática histórico-cultural, bem como buscando compreender sua intenção de investigar o tema astrológico como instrumento de orientação do homem no cosmos. Publucado orginalmente na revista Concinnitas do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, vinculada ao Programa de Pós-graduacão em Artes (PPGARTES). v. 20, n. 36 (2019) |
Discussion of the set of texts by art historian Aby Warburg (1866-1929) on the theme of Renaissance astrology, in a time span that goes from 1908 to 1929, considering its historical-cultural problematic, as well as seeking to understand its intention to investigate the astrological theme as an instrument to guide man in the cosmos. Originally published in the magazine Concinnitas of the Institute of Arts of the State University of Rio de Janeiro, linked to the Graduate Program in Arts (PPGARTES). v. 20, no. 36 (2019).
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Resumo | AbstractVários são os sinais emitidos por Aby Warburg, nos escritos da fase final de sua vida, sobre a importância de Jacob Burckhardt como um guia tanto para a compreensão do Renascimento como época histórica autônoma (e, portanto, como campo específico dos estudos históricos), quanto na forma de abordar as relações possíveis entre palavra e imagem nesse período. Há, porém, uma etapa da obra de Warburg em que o historiador suíço se faz presente de modo mais intenso. Trata-se do período dos estudos warburguianos sobre arte e cultura em Florença na segunda metade do século XV, que coincide com a fase final da produção de Burckhardt. Sobre esta problemática coloca-se o presente artigo. Publicado originalmente na MODA: REVISTA DE HISTÓRIA DA ARTE. V. 4 N. 3 (2020) / Dossiê: O retorno a Aby Warburg no discurso historiográfico artístico.
There are several signs emitted by Aby Warburg, in the writings of the final phase of his life, about the importance of Jacob Burckhardt as a guide both to the understanding of the Renaissance as an autonomous historical epoch (and, therefore, as a specific field of historical studies), and how to approach the possible relationships between word and image in this period. There is, however, a stage in Warburg's work in which the Swiss historian is more intensely present. This is the period of Warburgian studies on art and culture in Florence in the second half of the 15th century, which coincides with the final phase of Burckhardt's production. This article addresses this issue. Originally published in FASHION: ART HISTORY MAGAZINE. V. 4 N. 3 (2020) / Dossier: The return to Aby Warburg in artistic historiographical discourse.
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Aby Warburg entre e Arte Florentina do Retrato e um Retrato de Florença na Época de Lorenzo de Medici |
Aby Warburg between the Florentine Art of Portrait and a Portrait of Florence in the Age of Lorenzo de Medici
Cássio da Silva Fernandes
Resumo | Abstract
Estudo da obra do historiador da arte Aby Warburg, a partir de um ensaio seu, composto em 1902 e intitulado Arte do retrato e burguesia florentina. Aby Warburg é conhecido especialmente como fundador do Instituto Warburg: centro de pesquisa sediado originalmente em Hamburgo, e depois transferido para a Inglaterra, onde acabou por se incorporar à Universidade de Londres. O Warburg Institute direciona seu foco de estudos para a arte e a cultura do Renascimento. Aby Warburg, no ensaio de 1902, trata o problema histórico do Renascimento da Antiguidade na Florença da segunda metade do século XV, a partir de um afresco pintado por Domenico Ghirlandaio, na Igreja de Santa Trinità, em que são retratados importantes personagens da República florentina durante o governo de Lorenzo de Medici. Publicado orginalmente na revista História: Questões & Debates é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (PPGHIS-UFPR) e da Associação Paranaense de História (APAH). no v. 41, n. 2 (2004) > Fernandes
Study of the work of art historian Aby Warburg, based on an essay written by him, composed in 1902 and entitled Art of the portrait and the Florentine bourgeoisie. Aby Warburg is especially known as the founder of the Warburg Institute: a research center based in Hamburg, and later transferred to England, eventually joining the University of London. The Warburg Institute focuses its studies on Renaissance art and culture. Aby Warburg, in his 1902 essay, deals with the historical problem of the Renaissance of Antiquity in Florence in the second half of the 15th century, based on a fresco painted by Domenico Ghirlandaio, in the Church of Santa Trinità, in which important characters of the Florentine Republic are portrayed. during the government of Lorenzo de Medici. Originally published in História: Questions & Debates magazine, it is published by the Postgraduate Program in History at the Federal University of Paraná (PPGHIS-UFPR) and by the Associação Paranaense de História (APAH). in v. 41, no. 2 (2004) > Fernandes
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Jacob Burckhardt e Aby Warburg: da arte à civilização italiana do Renascimento |
Jacob Burckhardt and Aby Warburg: From Art to Italian Renaissance Civilization
Cássio da Silva Fernandes
Resumo | Abstract
Entre as obras de Jacob Burckhardt (1818-1897) e de Aby Warburg (1866-1929) há um intrincado campo de relações que, se perseguido de perto, pode iluminar os estudos sobre a historiografia voltada para a arte italiana do Renascimento. Buscamos estabelecer este contato, comparando os últimos textos de Burckhardt à fase inicial da produção de Warburg. Publicado originalmente na Locus: Revista de História. v. 12 n. 1 (2006): História da Historiografia e Teoria da História.
Among the works of Jacob Burckhardt (1818-1897) and Aby Warburg (1866-1929) there is an intricate field of relationships that, if closely pursued, could illuminate studies on historiography focused on Italian Renaissance art. We seek to establish this contact, comparing Burckhardt's last texts to the initial phase of Warburg's production. Originally published in Locus: Revista de História. v. 12 n. 1 (2006): History of Historiography and Theory of History.
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