O lugar da Astrologia nos estudos de Aby Warburg sobre o Renascimento
The place of astrology in the studies of Aby Warburg about the Renaissance
O lugar da Astrologia nos estudos de Aby Warburg sobre o Renascimento | The place of astrology in the studies of Aby Warburg about the Renaissance
Pesquisa de Mestrado | Master's Research
Pesquisadora Responsável | Responsible Researcher: Priscila Risi Pereira Barreto
Dissertação de mestrado. Programa de Pós-graduação em História da Arte. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, 2020, 166pp. | Masters dissertation. Postgraduate Program in History of Art. School of Philosophy, Letters and Human Sciences, Federal University of São Paulo, 2020, 166pp.
Resumo | Abstract
Se o problema de Aby Warburg (1866-1929) centrou-se na questão "o que significa a influência dos antigos para a civilização artística do primeiro Renascimento?" (WARBURG, 2013:461), a tópica da orientação do homem pelo cosmos perpassou sua investigação intelectual em ritmo constante. Indagando sobre a formação do homem moderno, liberto do servilismo medieval pela racionalidade (Per monstra ad sphaeram), investiga os percursos migratórios do imaginário astrológico e mitológico para a península itálica, defendendo a "ampliação metodológica das fronteiras da nossa ciência da arte em termos temáticos e espaciais" (WARBURG, 2013:475). Numa chave interdisciplinar que considera o vínculo entre arte e seu contexto histórico-cultural, Warburg atribui sentido de complementaridade aos documentos pictóricos e literários, superando uma abordagem estética formalista da arte. A fim de contribuir para o debate sobre a proposta de Warburg (2013:475) para uma "ciência da cultura" (Kulturwissenschaft), buscaremos compreender o papel metodológico das imagens astrológicas em seus estudos, identificando sua produção relativa ao tema, os meios de pesquisa e estudos correlatos de que fez uso, bem como a produção historiográfica relativa à sua obra intelectual. Aprofundaremos em seus estudos sobre o Palazzo Schifanoia, que para Warburg (2013:454) demonstrariam a dupla tradição antiga (mitológica e astrológica) numa circulação de iconologias que rompe com as barreiras Oriente x Ocidente. Afirmando que a "renovação da Antiguidade pagã no Renascimento" teria herdado concepções astrológicas da mitologia grega, intermediada por uma demonologia indiana e árabe, Warburg amplia a noção de 'Renascimento' e a própria ideia de 'Antigo'.
If Aby Warburg's (1866-1929) problem centered on the question "what does the influence of the ancients mean for the artistic civilization of the early Renaissance?" (WARBURG, 2013:461), the theme of man's orientation by the cosmos permeated his intellectual investigation at a constant pace. Inquiring about the formation of modern man, liberated from medieval servitude by rationality (Per monstra ad sphaeram), he explores the migratory paths of astrological and mythological imagery to the Italian peninsula, advocating for the "methodological expansion of the boundaries of our art science in thematic and spatial terms" (WARBURG, 2013:475). In an interdisciplinary framework that considers the link between art and its historical-cultural context, Warburg assigns a sense of complementarity to pictorial and literary documents, surpassing a formalist aesthetic approach to art. To contribute to the debate on Warburg's (2013:475) proposal for a "science of culture" (Kulturwissenschaft), we will seek to understand the methodological role of astrological images in his studies, identifying their production related to the theme, the research methods and related studies he employed, as well as the historiographical production concerning his intellectual work. We will delve into his studies on the Palazzo Schifanoia, which, for Warburg (2013:454), would demonstrate the dual ancient tradition (mythological and astrological) in a circulation of iconologies that breaks the barriers between East and West. Claiming that the "renewal of pagan antiquity in the Renaissance" inherited astrological conceptions from Greek mythology, mediated by Indian and Arab demonology, Warburg expands the notion of 'Renaissance' and the very idea of 'Antiquity.'
Palavras-chave | Keywords
Historiografia | Historiography;
Aby Warburg | Aby Warburg;
Iconologia | Iconology;
Astrologia | Astrology;
Demonologia oriental | Eastern demonology.
Veja também | See also