Teoria da imagem e ciência da cultura: os fragmentos de Aby Warburg
Image Theory and Science of Culture: Aby Warburg's Fragments
Teoria da imagem e ciência da cultura: os fragmentos de Aby Warburg | Image Theory and Science of Culture: Aby Warburg's Fragments
Pesquisa de Doutorado | Doctoral Research
Pesquisadora Responsável | Responsible Researcher: Serzenando Vieira Neto
Tese de doutorado. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de Campinas, 2022. | Doctoral Thesis. Institute of Philosophy and Human Sciences, University of Campinas, 2022.
Resumo | Abstract
Este texto é o resultado final de uma pesquisa de doutorado que se debruçou sobre o pensamento de Warburg com o intuito de mapear e delinear suas principais questões teórico-metodológicas, sua constante tentativa de auferir rigor e sistematicidade conceitual à sua teoria da imagem. No centro de nossa reflexão encontra-se, portanto, essa importante dimensão de seu pensamento, cujo desenvolvimento apresenta elementos fundamentais para uma compreensão mais profunda das questões que se colocam em sua obra histórico-artística. Com esse fim em vista, este trabalho se concentrou sobre um escrito específico de Warburg, os Fragmentos fundamentais. Com efeito, o estudo dessa fonte permite uma compreensão ampliada de conhecidos temas, bem como a descoberta de novas conexões e referências. O objetivo foi elaborar uma análise de sua teoria da arte e de sua ciência da cultura a partir da indicação de suas principais questões, da reconstrução de suas referências, horizonte conceitual e da correlação de seus esquemas e aforismas com os ulteriores desenvolvimentos de sua obra. A intenção jamais poderia ser esgotar as possibilidades investigativas que se apresentam com uma fonte tão rica e densa como os Fragmentos fundamentais, mas, tão somente, apresentar um caminho, um norte diante de suas complexas e enigmáticas passagens. Esta pesquisa procurou, de igual forma, contribuir com o movimento de recepção e tradução da obra de Warburg em nosso país. Dentro desse escopo, o apêndice ao final do texto apresenta a primeira versão em português dos fragmentos.
This text is the final result of a doctoral research project that focused on Warburg's thought with the aim of mapping and outlining its main theoretical-methodological questions, as well as his constant effort to confer conceptual rigor and systematization to his theory of the image. At the center of our reflection lies this critical dimension of his thought, whose development offers fundamental elements for a deeper understanding of the issues inherent in his historical-artistic work. To this end, the study concentrated on a specific text by Warburg, the Grundlegende Bruchstücke (Fundamental Fragments). Indeed, the analysis of this source allows for an expanded understanding of well-known themes as well as the discovery of new connections and references. The goal was to develop an analysis of his theory of art and his cultural science by identifying its main questions, reconstructing its references and conceptual framework, and correlating its schemas and aphorisms with the subsequent developments of his work. The intention was never to exhaust the investigative possibilities presented by such a rich and dense source as the Fundamental Fragments, but rather to propose a path, a guide through its complex and enigmatic passages. This research also aimed to contribute to the reception and translation of Warburg's work in our country. In line with this objective, the appendix at the end of the text presents the first Portuguese translation of the fragments.
Palavras-chave | Keywords
Aby Warburg | Aby Warburg;
Teoria da imagem| Image Theory;
Fragmentos | Fragments;
Veja também | See also