Um fidalgo florentino: Allori E Piero De’Medici no MASP
A Florentine nobleman: Allori E Piero De’Medici at MASP
Um fidalgo florentino: Allori E Piero De’Medici no MASP | A Florentine nobleman: Allori E Piero De’Medici at MASP
Pesquisa de Mestrado | Master's Research
Pesquisadora Responsável | Responsible Researcher: Janaína Simões
Dissertação de mestrado. Programa de Pós-graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo, 2024. | Masters dissertation. Postgraduate Program in History of Art, Federal University of Sâo Paulo, 2024.
Resumo | Abstract
Esta pesquisa analisa a pintura “Retrato de um fidalgo florentino”, pertencente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp) e atribuída ao pintor italiano Alessandro Allori e ateliê (sem data). O objetivo foi discutir sua origem, atribuição e quem seria o personagem retratado. Vinda da Itália e adquirida em 1948 como pintura de Agnolo Bronzino, a obra tem uma versão ampliada do mesmo cavalheiro, leiloada pela Sotheby’s e hoje em coleção privada europeia. Para a análise, partiu-se do exame dos documentos sobre a pintura existentes no Masp, e outros que estão disponíveis em bancos de dados internacionais, como testamentos e inventários. Também foram estudadas as biografias dos dois artistas indicados ao longo do tempo como possíveis autores, Bronzino e Allori, para entender o processo da compra pelo Masp e da posterior alteração da atribuição, assim como foram feitas comparações iconográficas que auxiliaram neste quesito. A retratística de corte, incluindo os manuais e tratados de moda, ajudaram a situar a pintura no período em que viveu Allori. O exame para análise dos materiais que compõem a obra, feito por meio de uma parceria com o Laboratório de Arqueometria e Ciências Aplicadas ao Patrimônio Cultural do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (LACAPC-IFUSP), permitiu descartar que a pintura seja do século XIX ou do século XX e ajudou a comprovar a origem da obra como sendo o Palazzo Barberini. O conjunto de elementos reunidos pela pesquisa oferecem ao Masp informações úteis para a atualização dos dados e materiais de divulgação a respeito da pintura, sobre seu estado de conservação e permitem manter a atual atribuição da pintura a Allori e ateliê.
This research analyzes the painting "Portrait of a Florentine Nobleman", part of the São Paulo Museum of Art (MASP) collection and attributed to the Italian painter Alessandro Allori and his workshop (undated). The study aimed to explore its origin, attribution, and the identity of the portrayed figure. Acquired from Italy in 1948 as a painting by Agnolo Bronzino, the artwork has a larger version of the same gentleman, auctioned by Sotheby's and currently held in a European private collection. The analysis began with an examination of existing documentation about the painting in MASP's archives and additional materials available in international databases, such as wills and inventories. The biographies of the two artists historically associated with the painting, Bronzino and Allori, were studied to understand the process of MASP's acquisition and the subsequent reassignment of its attribution. Iconographic comparisons further supported this investigation. Court portraiture, including fashion manuals and treatises, provided context for situating the painting within the period in which Allori lived. A materials analysis conducted in partnership with the Laboratory of Archaeometry and Applied Sciences for Cultural Heritage at the Institute of Physics of the University of São Paulo (LACAPC-IFUSP) ruled out the possibility that the painting was created in the 19th or 20th century, supporting its provenance from the Palazzo Barberini. The body of evidence gathered by this research offers MASP valuable information for updating its records and promotional materials about the painting, its conservation status, and supports maintaining the current attribution to Allori and his workshop.
Palavras-chave | Keywords
Retrato de Corte| Court Portraits;
Masp | Masp;
Bronzino | Bronzino;
Alessandro Allori | Alessandro Allori;
Renascimento | Renaissance.
Veja também | See also