Do Ritual ao Gesto: Warburg o Pensador Artesão

From Ritual to Gesture: Warburg the Craftsman Thinker

Do Ritual ao Gesto: Warburg o Pensador Artesão

From Ritual to Gesture: Warburg the Craftsman Thinker

Pesquisa de Mestrado | Master's Research

Pesquisadora Responsável | Responsible Researcher: Cilmara Daher

Programa de Pós-Graduação em História da Arte (PPGHA) da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP). Orientador: Prof. Dr. Cássio da Silva Fernandes. (2021 – 2022) |

Postgraduate Program in History of Art (PPGHA) at the School of Philosophy, Letters and Human Sciences, Federal University of São Paulo (EFLCH/UNIFESP). Advisor: Prof. Dr. Cassio da Silva Fernandes. (2021 – 2022).

Resumo | Abstract


O projeto pretende aprofundar os estudos no historiador da arte Aby Warburg (1866-1929), mais especificamente queremos estudar a importância que a viajem à terra dos pueblos no Novo México exerceu às suas pesquisas. Queremos entender como Warburg foi impactado pelo ritual da serpente, pelas danças Katchinas, as manifestações artísticas dos cultos pagãos, assim como mapear os textos de intelectuais que naquele momento contribuíram na consolidação de seu método. A pesquisa partirá da análise de dois textos: da conferência de Kreuzlingen sobre “o ritual da serpente” (1923), proferida por Warburg e do texto das anotações de preparo para a mesma. A intenção principal é de estabelecer relações com suas pesquisas monográficas, antes e após a viagem. Lançamos a premissa de que seu método, seu olhar para a história da arte já estava formado antes da viagem, porém a partir dela ele se solidificou, tomando corpo maior. Ele parte da visão antropológica, porém o que prevalece é a perspectiva da histórica cultural, e, como historiador da arte, Warburg quis ampliar suas investigações utilizando a psicologia, a mitologia e a simbologia a fim de dar conta de responder aos anseios que fomentaram sua viagem ao Novo México, ou seja, contrapor à visão formalista da arte que vigorava na Europa. Com isso, as perguntas primordiais são: O que da experiência de Warburg com os índios pueblos podemos trazer para suas monografias? De que forma isso impactou e fundamentou seu método como historiador da arte?


The project intends to deepen the studies of the art historian Aby Warburg (1866-1929), more specifically, we want to study the importance that the journey to the land of pueblos in New Mexico exerted on his research. We want to understand how Warburg was impacted by the serpent ritual, the Katchina dances, the artistic manifestations of pagan cults, as well as mapping the texts of intellectuals who at that time contributed to the consolidation of his method. The research will start from the analysis of two texts: the conference by Kreuzlingen on “the serpent ritual” (1923), given by Warburg and the text of the preparation notes for the same. The main intention is to establish relationships with your monographic researches, before and after the trip. We launched the premise that his method, his view of art history was already formed before the trip, but from that point onwards, it solidified, taking on a larger body. He starts from the anthropological view, but what prevails is the perspective of cultural history, and, as an art historian, Warburg wanted to expand his investigations using psychology, mythology and symbology in order to respond to the concerns that fostered his trip to New Mexico, that is, to oppose the formalist view of art that prevailed in Europe. Thus, the main questions are: What can we bring from Warburg's experience with the Pueblos Indians to his monographs? How has this impacted and grounded your method as an art historian?


Palavras-chave | Keywords

Aby Warburg; America; Historiografia da Arte | Art Historiography; Ritual da serpente | Serpent ritual; Renascimento | Renaissance;

Veja também | See also